Terrina de legumes

Ingredientes:

2 pimentões amarelos
2 pimentões vermelhos
2 abobrinhas
400g de brócolis
2 cebolas em fatias finas
1 dente de alho bem picado
azeite de oliva
4-5 colheres (sopa) de farinha de rosca
1 xícara (chá) de queijo pecorino ou parmesão ralado
3 colheres (sopa) de salsinha, manjericão e tomilho picados
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:

1- Lave os pimentões, enxugue e toste-os ligeiramente no forno ou na chama do fogão. Passe-os em água fria, esfregando para sair a pele.

2- Abra os pimentões, elimine as sementes e os filamentos brancos e corte cada um deles em 6 tiras.

3- Lave as abobrinhas, enxugue, elimine as extremidades e corte em tiras, com um cortador de batatas. Em seguida, escalde-as por poucos segundos em água fervente com sal. Passe em água fria e distribua sobre toalha de papel.

4- Limpe os brócolis, elimine a parte mais dura, divida em buquês e corte-os ao meio.

5- Numa frigideira, doure o alho em 3 colheres (sopa) de azeite. Junte o brócolis, tempere com sal e pimenta-do-reino e refogue por 5 minutos, mexendo de vez em quando e com cuidado com uma colher.

6- Numa tigela, misture a farinha de rosca com o queijo ralado, as ervas aromáticas, 1 pitada de sal e 1 de pimenta-do-reino, até ficar mais homogêneo possível.

7- Forre uma terrina de 20-22 cm com papel-manteiga levemente untado com azeite. Distribua os legumes em camadas, alternando-os e polvilhando cada camada com a mistura de farinha de rosca. Tampe a terrina com a própria tampa ou com papel-alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos.

8- Destampe e deixe no forno por mais 10 minutos. Retire a terrina do forno e deixe esfriar pelo menos 2 horas antes de servir.

0 comentários:

 

©2009 Receita do Chef | by TNB