BERINJELA
De baixo valor calórico, rica em fibras e potássio, a berinjela é um dos ingredientes mais versáteis da nossa cozinha; pode ser servida como ante-pasto, como acompanhamento para carnes ou aves e como prato principal vegetariano. Sua origem não é muito clara, mas provavelmente suas via-gens começaram pela índia e percor-reram um longo itinerário até chegar à nossa mesa.
Para extrair tudo o que a berinjela tem a oferecer, veja estes segredos:
Na hora da compra, escolha aquelas bem escuras, brilhantes e sem manchas.
Nas receitas, uma berinjela pequena pesa de 250 a 400 g; a média, 1/2 kg; e a grande, entre 750 g e 1 kg.
Na hora de prepará-la, evite utensílios metálicos, pois descolorem a polpa ,mas não interferem no sabor.
Salgue generosamente a berinjela cortada em fatias ou em cubos e deixe escorrer por 30 minutos. Aperte levemente para retirar o excesso de líquido e passe em água fria. Aperte novamente para retirar a água e então prepare a receita. Essa operação tira o gosto amargo da berinjela.
Lembre-se de que a berinjela escurece quando exposta ao ar. Caso não seja possível cozinhá-la imediatamente, coloque-a em água fria com suco de limão ou vinagre. Enxágüe antes de utilizá-la.
As berinjelas pequenas são ideais para preparar antepastos ou pratos frios.
A berinjela aceita bem ervas e condimentos e absorve o sabor do óleo. O mais indicado no seu preparo é o azeite de oliva, mas os óleos vegetais também combinam com ela.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário